domingo, 2 de junho de 2013

EXPANDINDO IDÉIAS PELO MUNDO ITALIA

Janeiro
Capodanno (Ano-Novo)
feriado oficial na Itália
Epifania
feriado oficial na Itália Fevereiro
San Valentino (Dia dos Namorados)
Março
Festa del Papà (Dia dos Pais)
Abril
Lunedì di Pasqua (Páscoa) feriado oficial na Itália
Liberazione Italia (Aniversário da Libertação) feriado oficial na Itália
Maio
Festa del lavoro (Dia do Trabalhador) feriado oficial na Itália
Festa della Mamma (Dia das Mães)
Lunedì di Pentecoste (Pentecostes)
feriado regional
Junho
Festa della Repubblica Italia (Feriado nacional) feriado oficial na Itália
Agosto
Ferragosto (Assunção de Maria) feriado oficial na Itália
Novembro
Ognissanti (Dia de Todos-os-Santos) feriado oficial na Itália
Dezembro
Immacolata Concezione (Imaculada Conceição) feriado oficial na Itália
Natale (Natal) feriado oficial na Itália
Santo Stefano (Natal) feriado oficial na Itália
ANO NOVO( Capodanno)
Para algumas pessoas a contagem regressiva para o final do ano já começou, as festas de ano novo, é comemorado no mundo todo, com algumas exceções, em 31 de dezembro. Os Babilônios comemoravam o Ano Novo na primavera, os Celtas entre outubro e novembro, já os antigos Romanos continuaram comemorando o ano novo no final de março como na tradição oriental, até que em 46 a.c. Júlio César com o “calendário Juliano” estabeleceu que o ano novo começava no primeiro dia de janeiro. Desde então seus descendentes diretos mantém a tradição, comemorando com festas, fogos, e ceias, que todo ano ‘acendem a capital’ italiana literalmente.
EPIFANIA(Aparição)
O dia da Epifania, que é uma palavra grega antiga que pode significar "aparição, manifestação, milagre". É uma comemoração católica, que acontece 12 dias depois do Natal, celebrando a primeira manisfestação da divindade de Jesus, com a visita solene dos três reis magos.               Segundo o Evangelho de Mateus, os magos guiados por uma estrela chegaram até a Jesus, reconhecido como o rei dos judeus, levando ouro, incenso e mirra, cada presente representando um dom.
BEFANA
E a personagem folclórica deste dia na Itália é a Befana. Uma velha senhora, "feia mas boa", que voando numa vassoura na noite entre 5 e 6 de janeiro faz visita às crianças enchendo suas meias com doces e guloseimas. As meias são deixadas na boca da lareira ou então numa janela, como costume também se deixa algum "agrado" pra Befana, um pratinho com peixe (asciuga ou aringa), uma tangerina ou algumas cebolinhas no vinagre e uma taça de vinho tinto. Porém, somente as crianças boas ganham doces, aquelas que não se comportaram bem no ano que passou só ganham pedaços de carvão, (que hoje se usa um preparado de açúcar colorido de preto, na forma de carvão e duro pra ser mastigado). Além daquilo que já contei, há uma lenda que explica o nascimento do mito da Befana. É, pois, conhecida por todos e diz assim: quando os Reis Magos foram levar os presentes a Jesus, somente uma velha se negou a segui-los. E quando, arrependida, porque não fora com os Reis Magos, procurou juntar-se a eles, mas não conseguiu. Então, todas as noites entre o dia 5 e o dia 6 de janeiro a Befana, voando sobre a vassoura e com um saco nas costas, passa pelas casas para levar às crianças os presentes que não conseguiu dar a Jesus. La Befana vien di notte con le scarpe tutte rotte. Il vestito alla romana, viva viva la Befana. (Detto popolare per chiamare la Befana)/ A Befana vem de noite com os sapatos todos estragados. O vestido à romana, viva viva a Befana. (Ditado popular para chamar a Befana)
SAN VALENTINO(Dia dos namorados)
São Valentim (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga. O imperador Cláudio II, durante seu governo , proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderosoexército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada.
FESTA DEL PAPÀ(Dia dos pais)
O dia dos pais, na Italia è conhecida como Festa del Papà (ou Babbo). Antes que vocês perguntem o porquê disso, eu explico: simplesmente porque no dia 19 de março é o dia de San Giuseppe (São José), lembram dele? Na literatura cristã, Giuseppe era o esposo de Maria e consequentemente pai de Jesus, e é por isso que os italianos resolveram celebrar o dia dos pais exatamente nesta data. Considerado santo protetor não apenas dos pais, mas também dos trabalhadores, dos marceneiros e em especial dos pobres e oprimidos, pois segundo a lenda, os indefesos tem direito ao Santo mais importante de todos, como é considerado San Giuseppe. As comemorações na Italia são beeeem diferentes daquelas que existem hoje do Brasil,
PÁSCOA( Lunedì di Pasqua)
A Páscoa na Itália é uma festa muito importante: comemora a ressurreição de Jesus Cristo, e neste país, uma nação ainda muito ligada às tradições, ainda existem muitas celebrações litúrgicas que levam as pessoas às praças para comemorar. Se começa com a Quaresma A Itália é, sem dúvida, um país religioso e principalmente os ritos católicos têm um papel muito importante na vida do seu povo. Nem poderia ser diferente: são séculos de tradição desde que Romapassou a ser a sede da Igreja Católica. Até hoje,memórias daqueles tempos nos assaltam quando, por exemplo, caminhamos pelas pedras do calçamento da Via Appia Antica ou visitamos as suas catacumbas. É impossível ignorar esse passado! A Páscoa na Itália é um momento de grandes comemorações quando o sagrado, o profano e o folclore se misturam. É neste momento que a Paixão e Ressurreição de Cristo se mesclaram com antigos ritos pagãos de chegada da primavera, celebrando vida e fartura. Esta complexa trama de heranças culturais e raças deu origem ao que hoje conhecemos como Itália. A Páscoa italiana não termina no domingo: a segunda-feira, pasquetta, é feriado e a tradição recomenda piqueniques, passeios pelo centro da cidade, visitas a pontos turísticos e reuniões familiares. Este é o ápice das celebrações de chegada da primavera.
FESTA DA LIBERTAÇÃO DA ITÁLIA (Liberazione Italia )
Aniversário da libertação da Itália (também chamada de Festa da ' Liberation , o aniversário de resistência ou simplesmente 25 de Abril) é comemorado na Itália em 25 de abril de cada ano. É um dia importante para a história da Itália: o fim da ocupação pela Alemanha nazista e no final do período fascista , que ocorreu em 25 de abril1945 , no final da II Guerra Mundial na Itália .
FESTA DEL LAVORO (Dia dos Trabalhadores)
O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho é comemorado em 01 de maio de cada ano em muitos países ao redor do mundo para lembrar o empenho e as conquistas do movimento sindical por parte dos trabalhadores no desenvolvimento econômico e social. Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Na Itália, a festa foi reprimida durante o período fascista - que preferiu celebrar a festa do trabalho italiano  de abril , para coincidir com o Natal em Roma -, mas foi restaurado imediatamente após o fim da II Guerra Mundial , em 1945 .
DIAS DAS MÃES(Festa della Mamma)
O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade Mas reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou um campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914 quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.
PENTECOSTES ( Lunedì di Pentecoste)
Pentecostes é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentencostes. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinaicinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é, às vezes, considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.
FESTA DELLA REPUBBLICA ITALIA( Festa da República Italiana)
A Festa da República Italiana é comemorado em 02 de junho para comemorar o nascimento da República. Nos dias 2 e 3 de junho 1946 foi realizada, na verdade, o referendo institucional realizada em sufrágio universal em que os italianos foram chamados para as urnas para expressar as suas opiniões sobre o que forma de governo , monarquia ou república , dar ao país, após a queda dofascismo . Após 85 anos de reinado , com 12.718.641 votos contra 10.718.502  Itália tornou-se uma república e os monarcas da Casa de Sabóia foram exilados.
FERRAGOSTO(Assunção de Maria)
O termo Ferragosto deriva da expressão latina Feriae Augusti (repouso de Augusto), indicando uma festa criada pelo imperador Augusto em 18 aC, que foi um complemento para os romanos existentes e muito antigos festivais que caíram no mesmo mês, como os Vinalia rustica ou Consualia , para celebrar a colheita eo fim das principais tarefas agrícolas. A antiga Ferragosto, além dos fins políticos auto-evidentes comemorativos, teve a finalidade de ligar as principais festividades agosto para fornecer um período adequado de descanso, também chamado Augustali,necessário após o trabalho duro das semanas anteriores. O atual nome italiano do feriado deriva seu nome original em latim, Feriae Augusti ("Festivais [Holidays] do imperador Augusto ").A Igreja Católica celebra esta data como um dia santo de Obrigação para comemorar a Assunção da Santíssima Virgem Maria , a elevação física real da sua alma sem pecado e incorrupto corpo, ao céu. Antes da Igreja Católica surgiu, no entanto, este feriado foi comemorado no Império Romano para honrar os deuses, em especial, Diana e do ciclo de fertilidade e amadurecimento. O feriado, muitas vezes coincide com o pico de atividade da chuva de meteoros Perseidas , deixando os italianos em uma vantagem especial para ver o evento astral, visto melhor no pré-amanhecer horas
OGNISSANTI(Dia de Todos-os-Santos)
Dia de Todos os Santos também é uma expressão do ritual cristão para invocar todos os santos e mártires do Paraíso , conhecidos ou desconhecidos. A festa católica (em latim : Festabant Omnium Sanctorum) cai em 01 de novembro , seguido em 02 de novembro pela comemoração dos mortos , e é um dia santo de obrigação que fornece uma vigília e uma oitava no calendário de forma extraordinária do Rito Romano .
IMACULADA CONCEIÇÃO(Immacolata Concezione )
L 'Imaculada Conceição é um dogma da Igreja Católica proclamado pelo Papa Pio IX l ' 08 dezembro 1854 [1] com a bolha Ineffabilis Deus , que consagra a Virgem Maria foi preservada imune de pecado original desde o primeiro instante de sua concepção . Este dogma não deve ser confundida com a concepção virginal de Jesus por Maria, que não tem nada a ver com isso. O dogma da Imaculada Conceição considera pecado original: Para a Igreja Católica, porque cada ser humano nasce com o pecado original e só a Mãe de Cristo, ele era isento. A Igreja Católica celebra a Solenidade da "Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria em 8 de dezembro. 
NATAL( Natale)(SANTO STEFANO)
Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão2 comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos eortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano,passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias.
O dia de Santo Stefano também é festejado na Austria, Alemanha, Irlanda, Dinamarca, Catalunha, Croacia e Romenia. O dia 26 de dezembro comemora-se como o Natal na Italia

Nenhum comentário:

Postar um comentário