quarta-feira, 12 de junho de 2013

EXPANDINDO IDÉIAS PELO MUNDO HOLANDA

FERIADOS E FESTIVAIS
Na Holanda, há uma infinidade de feriados oficiais e tradicionais que os holandeses gostam de comemorar. No dia primeiro de janeiro, alguns holandeses recebem o Ano Novo fazendo um mergulho revigorante e tradicional em água fria, por exemplo, "mergulho no mar" e "Dia do Ano Novo" na praia de Scheveningen.
Em fevereiro, o Carnaval é comemorado em muitas regiões, com os tradicionais desfiles fantasiados e festas. Além disso, a tradição americana do Dia dos Namorados está ganhando popularidade a cada ano.
Na Holanda, a caça aos ovos de Páscoa no dia de Páscoa é tão tradicional como na Alemanha. Durante todo o fim de semana de Páscoa, muitas cidades também comemoraram tradicionalmente os primeiros festivais ao ar livre, incluindo festivais de música pop, como o chamado Paaspop ("EasterPop") em Haarlem.
A maior festa do ano acontece todos os anos em 30 de abril. Este é "Dia da Rainha", na Holanda, e em todo o país, com tudo e todos vestidos com a cor laranja - a cor da família real, o House of Orange’. Na noite anterior ao Dia da Rainha, uma celebração especial chamada "Noite da Rainha" acontece em Haia - um grande festival realizado no meio da cidade, com entrada livre para todos. Mas este ano, em 2013, um Rei vai assumir o trono, o rei Willem-Alexander, porque a Rainha Beatrix decidiu abdicar do trono em favor de seu filho. Portanto, agora o maior festival do país será chamado de Dia do Rei!
No dia quatro de maio, o "Dia da Lembrança", são realizadas cerimônias especiais em muitas cidades e vilas na Holanda, para lembrar e homenagear tanto os civis quanto os militares que morreram como vítimas de guerras e militares de manutenção da paz. Em 5 de maio, o Dia da Libertação é comemorado com shows e festivais, como oBevrijdingspop ("Libertação Pop") em Haarlem.
O festival chamado Vlaggetjesdag ("Dia da Bandeira"), geralmente em torno das primeiras semanas de junho, centra-se na captura do primeiro "arenque novo" em portos de pesca. Esta é a abertura oficial da temporada do arenque e atrai um grande número de visitantes, especialmente em Scheveningen.
O recesso de verão dos funcionários do governo em Haia termina na terceira terça-feira de setembro. Neste dia, no chamado Prinsjesdag ("Dia dos Príncipes", também chamado de "Dia do Orçamento"), o monarca faz um Discurso do Trono para anunciar publicamente as orientações políticas e o orçamento para o próximo ano. Neste dia também, a Família Real passeia por Haia em um desfile em carruagem puxada por cavalos Golden Coach’.
A festa de São Nicolau, que é chamado de Sinterklaas na Holanda, é comemorada em 5 de dezembro. Na Holanda, a celebração de Sinterklaas é muito mais importante do que o Natal - especialmente para as crianças - como não há nada em especial como uma "Noite Santa" ou "Véspera de Natal" na Holanda. Os holandeses comemoram o fim do ano com o Oudejaarsavond – a última noite do "Ano Velho", com champanhe, matracas e muitos fogos de artifício.
A Holanda possui feriados alternados, de modo que nem todo mundo tem feriado ao mesmo tempo. Há algumas semanas de diferença. Os feriados alternados foram criados para reduzir os grandes engarrafamentos. 
(TEXTO RETIRADO DA INTERNET)

MERGULHO DO MAR E DIA DO ANO NOVO
Um mergulho em água gelada no dia 1 de janeiro para lavar as más vibrações do ano velho. E os branquelos não vão tiritando de frio não! Vão gritando e sebo nas canelas para mergulhar com muita alegria num mar a seis graus negativos.
Esse ano todos os recordes foram batidos: mais de 28 mil pessoas mergulharam em praias, canais e lagos em mais de uma centena de pontos no país.
A tradição de mergulhar em agua geladas não é antiga, começou em 1920 em Vancouver, no Canada. Na Holanda, surgiu em 1960, e é patrocinada pela Unox desde 1987. No Canada cerca de duas mil pessoas ainda participam do evento até hoje, e na Holanda estima-se quase trinta mil.
A popularidade do evento vem intrigando a cada ano antropólogos e estudiosos de cultura popular. A conclusão dos académicos é que os holandeses ao mergulharem com milhares de desconhecidos sentem-se como um só corpo, uma só nação. Assim, o mergulho coletivo oferece uma ideia de e enfrentamento das adversidades de peito aberto, e lavagem do antigo – num ritual de renovação. No meio de um dia frio e escuro de inverno, diversão é criada com luzes, musica e comida. O mergulho serve como um símbolo e imagem do povo holandês.
PÁSCOA-EASTERPOP
Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas; em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia e portanto, este é uma alusão a antigos rituais pagãos. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação associados a deusa nórdica Gefjun.
A lebre (e não o coelho) era o símbolo de Gefjun. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A versão “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” é comercialmente mais interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima.
A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. Seus cultos pagãos foram absorvidos e misturados pelas comemorações judaico-cristãs, dando início a Páscoa comemorado na maior parte do mundo contemporâneo.
DIA DA RAINHA
Dia da Rainha
O Dia da Rainha é o maior evento nacional da Holanda. Tudo e todos ficam cor de laranja e celebram o Dia da Rainha. Você encontra shows, feiras, mercados de pulgas e festas em todo o país. Até a família real holandesa pega a estrada para visitar uma ou mais cidades holandesas e se divertir. Amsterdam vira a maior festa cor de laranja do país. Na noite anterior ao Dia da Rainha, visite Haia para ver a "Koninginnenach", ou Noite da Rainha, com dezenas de apresentações musicais no centro da cidade. No dia em si, Utrecht realiza o maior mercado de pulgas da Holanda. Portanto, marque o dia 30 de abril no seu calendário, pois temos certeza que você não vai querer perder a maior festa cor de laranja do ano.

Em 30 de abril de 2013, a Holanda receberá seu primeiro monarca homem desde 1890: Rei Willem-Alexander! Certamente, a sucessão terá muitas consequências. Uma delas é que o dia que pode ser o melhor do ano na Holanda, o Dia da Rainha, terá um novo nome, uma nova data e, neste ano, também um novo significado
.
27 de abril, aniversário de Willem-Alexander
Os Holandeses celebram o Dia da Rainha em 30 de abril, que é o aniversário da antiga Rainha Juliana, desde 1949. Em sua investidura, a Rainha Beatrix decidiu manter a data como homenagem a sua mãe e devido ao fato de seu aniversário, em 31 de janeiro, ser inadequado para festividades tradicionais ao ar livre. A partir do ano que vem, celebraremos o Dia do Rei em 27 de abril, aniversário de Willem-Alexander.
Dia da Rainha de 2013: Investidura
Os planos para o Dia da Rainha deste ano foram alterados, pois a investidura do novo monarca ocorrerá em 30 de abril de 2013. Todas as atividades agendadas para o Dia da Rainha de 2013 serão adiadas para 2014. O primeiro Dia do Rei será celebrado em 26 de abril, visto que 27 de abril é um domingo. Estamos certos que este permanecerá como um dia de festividades e para o povo!
Todo ano, às 20h do dia 4 de maio, os holandeses fazem dois minutos de silêncio em homenagem aos civis e soldados que morreram no Reino da Holanda ou em outras partes do mundo desde o início da Segunda Guerra Mundial, tanto em guerras quanto em missões de paz. Antes dessa homenagem, é realizada uma comemoração no Monumento Nacional, na Praça Dam, em Amsterdam, com discursos e com a colocação de uma coroa de flores.
DIA DA LEMBRANÇA
Cada município celebra o Dia da Lembrança do seu próprio jeito. As estações de televisão holandesas também dão atenção especial a essa tradição. Além do Monumento Nacional na Praça Dam, há transmissões das comemorações em Waalsdorpervlakte, próximo a Haia (onde muitos soldados da resistência holandesa foram executados durante a guerra), e no cemitério de guerra Grebbeberg.
Todos os anos, os holandeses fazem dois minutos de silêncio para homenagear as vítimas da Segunda Guerra Mundial e outros que morreram em guerras e em missões de paz desde então. Durante esses dois minutos, o transporte público para e o rádio e a televisão transmitem apenas as cerimônias. No dia seguinte, 5 de maio, comemora-se o Dia da Libertação. 
VLAGGETJESDAG (“DIA DA BANDEIRA”)
Dia da Bandeira foi uma festa anual nos portos Originalmente era os barcos de pesca dia enfeitada com bandeiras no porto no sábado antes de Pentecostes .Originalmente Vlaggetjesdag os barcos de pesca foram decoradas com bandeiras em porta antes de ir para atrair e a caçar arenque fora. Hoje em dia existem outras técnicas de pesca, mas Vlaggetjesdag permanecer feliz! Poucos dias antes do Dia da Bandeira será o primeiro barril de arenque vendido e os recursos, que ao longo dos anos tem variaram de € 18.000 a € 95.000, irá para a caridade. Ser encontrado na Vlaggetjesdag-se muitas actividades têm lugar, desde um bazar através do "cena Scheveningen", que faz com que você como um visitante ver o artesanato Scheveningen, uma demonstração da organização do salvamento da Royal Dutch, para que você desfrute de uma fantástica demonstração o porto de Scheveningen. Há também crianças como um fantoche, jogos antigos de crianças holandesas, um torneio de futebol e encontrar todos os tipos de performances musicais.
PRINSJESDAG, OU DIA DO PRÍNCIPE
É um dia importante na política holandesa, pois Sua Majestade, a Rainha, lê o Discurso do Trono, contendo a política do governo para o próximo ano.

Prinsjesdag é mais que um evento político e econômico. Também tem grande significado cerimonial. Antes do Discurso do Trono, uma procissão real sai do Palácio Noordeinde para o Ridderzaal, em Haia. A rainha acena para as pessoas do coche dourado. Milhares de pessoas vão às ruas que fazem parte do percurso.

A procissão real tem um alto grau de poderio militar. Inclui porta-estandartes, cavalaria e outros acompanhantes de honra. Se você quiser assistir ao Prinsjesdag, será bem-vindo na terceira terça-feira de setembro. Mas chegue cedo, pois os partidários da Casa de Orange querem ser os primeiros na fila e já estão lá de manhã cedo.
SÃO NICOLAU OU SINTERKLLAS
São Nicolau, ou Sinterklaas, Bispo de Mira (Dembre, na atual Turquia, nasceu na Ásia Menor, cerca de 270 - século III).
Celebrizou-se por sua dedicação e sincera bondade que o levaram a fazer milagres, tanto em vida como após a morte.  São Nicolau um dos santos mais populares da cristandade e na devoção popular; o culto a ele baseado na sua inesgotável generosidade, sobretudo com as crianças,resultando em inúmeras lendas folclóricas.
Em Roma existem mais de 60 igrejas com o seu nome e na Inglaterra mais de 400. Com o decorrer dos séculos foi sendo considerado o padroeiro das crianças, dos estudantes, dos escravos, dos presos, dos pobres, dos ricos e dos marinheiros. E, também, o patrono da Rússia religiosa.  Mesmo nos dias de hoje os marinheiros da Holanda, no momento de desejarem uma boa viagem aos seus companheiros, dizem:  "Que São Nicolau manobre o leme!" Os sentenciados tem-no como protetor, porquanto São Nicolau ficou encarcerado durante anos no reinado do Imperador Diocleciano e só foi libertado em razão da anistia dada por Constantino aos que se encontravam presos por motivos religiosos.
Segundo a lenda, conta-se que o pai de Nicolau era muito rico, deixando para o filho enorme fortuna.  O futuro santo, sempre generoso, soube que um vizinho estava em dificuldades para dar um casamento digno sua filha. Nicolau, durante a noite, as escondidas, encheu uma pequena bolsa de moedas de ouro, jogando-a pela chaminé do vizinho. E com isso aconteceu a festa.  Mais tarde, repetiu o gesto com a segunda filha. Na terceira vez, o pai, na espreita, descobriu Nicolau, espalhando aos pobres, principalmente às crianças. Tornou-se um costume, durante muito tempo, os pais presentearem seus filhos no dia de São Nicolau. As crianças entendiam que os presentes vinham do céu por São Nicolau.
Com o tempo, o santo foi ganhando fama de fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favoritos dos artistas medievais. Nessa época, a devoção a ele estendeu-se para todas as regiões da Europa, tornando-o o padroeiro da Rússia e da Grécia, das associações de caridade, das crianças, marinheiros, garotas solteiras, comerciantes, penhoristas, e também de algumas cidades como Friburgo e Moscou. Milhares de igrejas européias foram dedicadas a ele, uma delas ainda no séc. VI, construída pelo imperador romano Justiniano I, em Constantinopla (Istambul).
A Reforma Protestante fez com que o culto a São Nicolau desaparecesse da Europa, com exceção da Holanda, onde sua figura persistiu como Sinterklaas, adaptação do nome São Nicolau. Colonizadores holandeses levaram a tradição consigo até New Amsterdan (a atual cidade de Nova Iorque) nas colônias norte-americanas do séc. XVII. Sinterklaas foi adotado pelo povo americano falante do Inglês, que passou a chamá-lo de Santa Claus - em português, Papai Noel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário