sábado, 1 de junho de 2013

EXPANDINDO IDÉIAS PELO MUNDO ESTADOS UNIDOS /United States

COMEMORAÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS
Os Estados Unidos são um dos países com maior diversidade no mundo; desde a sua geografia até à composição demográfica, sendo impossível falar de uma característica única neste cenário de riqueza geográfica, racial, étnica e cultural.
Cada recanto dos Estados Unidos é único, o que se reflete nos costumes dos seus habitantes. É um dos países com mais festas locais e tradições que podemos encontrar em qualquer parte do mundo.
Uma festa comum a todo o país é a do ano novo, que se celebra no dia 1 de janeiro. Outras festas comuns são as do dia da mãe, no segundo domingo de maio, ou o dia do pai, no terceiro domingo do mês de junho. No dia 25 de dezembro também se celebra o Natal. Se olharmos para as festas locais do país, as mais próprias e pessoais, estas iniciam-se na terceira segunda-feira do mês de janeiro com a festa em honra de Martin Luther King Jr. Na terceira segunda-feira de fevereiro celebra-se nos Estados Unidos o dia dos presidentes, dia em que se recordam todos os que passaram pela Casa Branca.
A festa mais importante, sem dúvida, de todas as que se celebram nos Estados Unidos, é a do dia 4 de julho, o dia da independência. Em setembro celebra-se o dia do trabalho, mais precisamente na primeira segunda-feira do mês, enquanto o dia 11 de novembro é o dia dos veteranos de guerra americanos, festa que se comemora depois do tradicional Halloween, festa que se realiza na noite do dia 31 de outubro, em que é comum a famosa frase “doçura ou travessura” com que as crianças vão de casa em casa pedindo guloseimas.
Na última quinta-feira do mês de novembro os norte-americanos celebram o dia de Ação de Graças.
ANO NOVO
A maneira que os  americanos comemoram o Ano Novo pode variar, sendo supersticiosa em alguns lugares enquanto em outros as festividades são barulhentas e divertidas. Americanos levam a serio a parte das resoluções de ano novo, eles geralmente fazem uma lista com elas e se comprometem a segui-las.Alguns exemplos de resoluções comuns incluem começar a malhar regularmente, perder peso, mudar de emprego, economizar mais, se alimentar melhor, viajar mais e etc. As comemorações de fim de ano são basicamente as mesmas que no Brasil.Visitar os amigos e familiares, participar de festas de virada, alguns trocam presentes, os mais religiosos participam de missas ou cultos a noite e outros vão para Nova York para ver a bola cair e os fogos de artifício na Times Square. Aqueles que não podem ir a NY, vão ao centro da cidade, onde sempre há decoração de fim de ano, desfiles, musica ao vivo e obviamente fogos As comidas de fim de ano geralmente são feijão fradinho com carne de porco cozido das mais diferentes maneiras (o porco simboliza a vontade de se seguir adiante), porem os pratos podem variar dependendo da origem da familia em questão
DIA DAS MÃES
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis que organizou em 1865 os Mother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos naGuerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Mais cedo, em 1858, Jarvis fundou os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother's Day Proclamation pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão. Mas reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou um campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914 quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.
DIA DOS PAIS
A origem do dia dos pais é semelhante ao Dia das Mães, já que a idéia inicial das duas datas era de instituir datas que proporcionassem respeito pelos pais, bem como fortalecer os laços familiares.
Nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dood, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dood, criou o Dia dos Pais em 1909. Sonora teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais ao ouvir um sermão dedicado às mães. Além de admirar o pai, o objetivo de Sonora era homenageá-lo devido o grande esforço que John tivera para criar os filhos sozinhos, após o falecimento da esposa em 1898 quando dava a luz ao sexto filho. John criou o recém-nascido e seus outros cinco filhos sem ajuda de ninguém.
Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, nos Estados Unidos. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho de 1910. A data tornou-se uma festa nacional, foi oficializada pelo presidente americano Richard Nixon em 1972.
Nos Estados Unidos, o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de Junho.
Dia de Martin Luther King
O Dia de Martin Luther King (conhecido como Martin Luther King Day nos Estados Unidos) é um feriado nacional em homenagem a Martin Luther King. Foi estabelecido em 1983, sendo celebrado na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. É um dos três feriados nacionais dos Estados Unidos em comemoração a uma pessoa.
DIA DO PRESIDENTE
A terceira segunda-feira de fevereiro é reservada à comemoração dos aniversários de dois grandes presidentes norte-americanos: Abraham Lincoln, nascido do dia 12 de fevereiro, e George Washington, no dia 22 do mesmo mês. George Washington já foi homenageado de diversas formas: é o único presidente que tem um estado com seu nome, além da capital do país, Washington D.C.. Tanto a casa de George Washington, em Mount Vernon, Virginia, quanto a de Abraham Lincoln, em Springfield, Illinois, foram transformadas em museus. A torta de cereja é uma tradição no aniversário de George Washington. Conta-se uma história de que, quando garoto, George cortou a cerejeira de seu pai. Quando este perguntou-lhe o que havia acontecido, George admitiu seu erro e disse: "Eu não posso mentir. Fui eu, papai, com a minha machadinha".
DIA DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
O Dia da Independência dos Estados Unidos (em inglês: Independance Day o The Fourt of July) é um feriado nacional que celebra o dia 4 de julhonos Estados Unidos. Esse dia marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colônias declaram a separação formal do Império Britânico. O Dia da Independência é o feriado mais festejado dos Estados Unidos e têm forte influência sobre a cultura americana em geral, tendo sido retratado nos mais diversos veículos de mídia. Usualmente celebra-se com muitas atividade ao ar livre, jogos de beisebol e espetáculos de fogos artificiais.
O DIA DOS VETERANOS
O Veterans’ Day, ou o Dia dos Veterenos, é um feriado destinado a lembrar os combatentes de guerra. É quando os americanos honram todos aqueles que serviram em guerras, agradecendo-os pelo serviço prestado à nação. Trata-se de um feriado federal que começou logo após a Primeira Guerra Mundial, mas só se tornou feriado nacional em 1938. É celebrado no dia 11 de novembro pois é quando comemora-se o aniversário da assinatura da armistício que terminou a Primeira Guerra Mundial. Por ser um feriado nacional, muitas pessoas não trabalham ou vão à escola neste dia. Este feriado é comumente celebrado com uma refeição de ravioli. É comum, também, a apresentação de desfiles nas ruas, entre outras comemorações. A comemoração do Dia dos Veteranos em 11 de novembro não só preserva o significado histórico da data, mas ajuda a chamar a atenção sobre a importante finalidade do Dia dos Veteranos: Uma celebração para homenagear veteranos da América por seu patriotismo, amor à pátria, e vontade de servir e sacrifício pelo bem comum.
AÇÃO DE GRAÇAS
Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida e é comemorado na quarta quinta-feira de novembro. O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620.1 Após péssimas colheitas e um invernorigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta colheita em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram da festividade. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas. Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados americanos, como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças. Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia em que as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, cultos na igreja e orações. O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O principal prato típico do Dia de Ação de Graças, geralmente, é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru" (turkey day). Além disso, cookies também são muito tradicionais nessa data.
DIA DO TRABALHO
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
DIA DAS BRUXAS
No dia 31 de outubro se comemora o Halloween, mais conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”. As comemorações do Halloween são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.
O NATAL
O Natal, celebrado pela maioria dos cristãos em 25 de dezembro, comemora o nascimento de Jesus de Nazaré. Os americanos, como muitos povos do mundo, desenvolveram suas próprias tradições e celebrações de ritos natalinos, e estes passaram por muitas mudanças com o tempo. Hoje, a maioria dos americanos mistura costumes religiosos e seculares com suas próprias tradições familiares. O significado religioso original do feriado permanece para muitos seu elemento mais importante. As igrejas oferecem missas à luz de velas ou da meia-noite (Missa do Galo) na Véspera de Natal. Entre elas estão a Missa do Nascimento ou a dramatização do nascimento de Jesus. Assim como muitos aspectos da vida cultural dos EUA, o Natal nos EUA reflete os valores de um povo livre e diverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário