quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CRUZADINHA PARA O DIA DO SOLDADO

DIA DO SOLDADO-QUEBRA CABEÇAS

BONECOS DIA DO SOLDADO(RECICLANDO)

VISEIRA PARA O DIA DO SOLDADO

DICAS DIA DO SOLDADO

OI BLOGUEIROS!!! Que tal algumas atividades para Semana da Pátria e Dia do Soldado?
A criança tem que explorar bastante o visual, dessa forma, utilizar papel pardo é uma ótima alternativa.
UMA BANDEIRA DO BRASIL – Em tamanho da folha de papel pardo, pedir que a criança pique papeis coloridos para colar na bandeira. Outra opção seria imprimir com as mãozinhas das crianças preenchendo as lacunas da bandeira formando um lindo colorido, sempre respeitando as cores oficiais da bandeira.
MARCHA SOLDADO – Combinar um passeio pequeno (pois nessa fase eles cansam com facilidade e sua concentração é pequena) cantando músicas infantis como MARCHA SOLDADO, SOU UM SOLDADINHO, SOLDADINHOS DO REI.
FANTASIAS- Essa atividade pode ser valorizada com enfeites feito em crepom e cartolina como chapéu de soldado, bandeiras, fitas coloridas com a cor da bandeira nacional. Para a criança o visual é muito importante, e enfeites tornam o momento muito especial. Usar fantasias de rei e rainha, soldados, explorando a história ou mesmo mostrando o que realmente aconteceu com uma pequena dramatização do momento do FICO, tornará mais próximo o fato da independência.
HISTÓRIA – Contar pequenas histórias sobre a Independencia do Brasil e Dia do soldado, de forma a aproximar a imaginação à fatos históricos.
PINTURA – com os dedos ou mesmo com molde vasado da Bandeira.
LABIRINTO – Fazer pequenos riscos com giz no chão e pedir que o REI (da musiquinha, já citada) faça o caminho para encontrar a Bandeira ou mesmo sua espada. A criança deverá fazer o caminho sobre a linha correta (que poderão ter diversas cores) até encontrar a saída e consequentemente a bandeira. Ela poderá pegar a bandeira que deverá estar lá e agitar gritando VIVA O BRASIL!
COLAGEM- Da mesma forma que a bandeira é possível pedir que a criança faça bolinhas de crepom coloridas e cole na bandeira formando o todo, sempre respeitando as cores oficiais. Deve-se explicar o significado de cada cor da bandeira.
CANTO EM RODA- em círculo escolher uma criança e dizer: "soldadinho,soldadinho, quem é que vai ajudar a salvar a bandeira?" A criança deverá escolher ou apontar um outro coleguinha e dizer "vamos salvar a bandeira e o Brasil!" Essa criança deverá apontar mais um coleguinha que irá repetir "soldadinho, soldadinho…diga uma cor da bandeira!" O que responder a cor e acertar, repete o que primeiro disse até que termine o círculo. Quem ficar com a bandeira por último levanta e puxa os demais para uma marcha batendo os pézinhos e cantando.
ESPADINHA- Fazer a espadinha com jornal – uma folha grande dividida ao meio, enrolar começando pela ponta até formar uma vara que dobrado em uma ponta fará a alça da espada. Prenda com durex e boa diversão. Gostaram?
Créditos para Ume porchat de Assis

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DIA DO SOLDADO

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. 
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FOLCLORE

Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas. São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras. Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia. A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente. O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres. Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore. O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural. Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: o Curupira, o homenzinho que vive nas florestas, tem os pés voltados para trás, cabelo vermelho e que protege a natureza dos homens que tentam destruí-la; o Saci-Pererê, negrinho de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e fuma cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinhos e também assusta pessoas que tentam destruir as florestas; o Boto é uma espécie de peixe que se transforma em homem, para encartar as moças, levando-as para morar com ele nos rios do Amazonas; e a mula-sem-cabeça, uma mulher que fez tanto mal que a própria natureza a fez soltar fogo pelo pescoço, como castigo.
Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola

DIA DO SOLDADO

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX. Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante. Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um da USP, através da escola do Largo São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para o Recife. A faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil. As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP. Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula. Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas. Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho. No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar. A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.
Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola
LEMBRANCINHAS

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Greenpeace Participe dessa ideia

SELOS

Gostaria de parabenizar a equipe do blogue educação e tecnologia pelo belo trabalho. Vale a pena dar uma espiadinha
 Educação Tecnológica Módulo
Esse blog tem assuntos variados,vale a pena dar uma espiadinha
 Plugado Educação e Tecnologia
Gosto muito de novidades e esse blog tem muitas
Curupira Ecodesign
Esse blog me inspirou muito.
Ganhar selo das amigos significa ser lembrado com carinho. Esse foi meu primeiro selinho
Curupira Ecodesign

domingo, 5 de agosto de 2012

Produção de cartas

Ler um livro de contos infantis, a escolha pode ser dos alunos, após a leitura sugerir a criação de uma carta A produção pode ser coletiva ou grupo de uma carta para um personagem de um conto infantil trabalhado para dar continuidade ao livro
Objetivos:
*Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.
* Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
* Orientar o processo de planejamento.
* Expor as cartas na sala.

Recreação

Dinâmica: CASA, MORADOR E TERREMOTO
- Participantes: De 5 trios para cima mais 2 pessoas . Exemplo: 6 trios ( 6x3 18 pessoas ) + 2 pessoas . Total 20 pessoas .
- Tempo Estimado: até que a mesma pessoa sobre três vezes .
- Modalidade: Quebra Gelo.
- Objetivo: Fazer com que os jovens que participarão de uma assembléia ou reunião do tipo se soltem e participam mais soltos .
- Material: uma cadeira ou banco e um espaço não muito apertado.
- Descrição: O ANIMADOR fica encima da cadeira ou banco explicando para que.se formem os trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas, uma de frente para outra, de mãos dadas e a terceira pessoa no meio das duas . Após formado todos os trios, tem que ficar sobrando uma pessoa ( somente uma pessoa ) . O ANIMADOR vai descrevendo os papéis de cada um . Aqueles que estão no trio no meio das duas pessoas serão os MORADORES, os que estão de mãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR . Os comandos: 1.o) Quando o ANIMADOR falar MORADOR, aí os MORADORES de cada trio deverão sair de suas CASAS e procurar outra, aquele que estava de fora aproveitará e procurará uma nova CASA . 2.o) Quando o ANIMADOR falar CASA, as CASAS deverão deixar seus MORADORES e procurar outro MORADOR mas só pode sobrar uma pessoa, se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA poderão virar um MORADOR . 3.o) Quando o ANIMADOR falar TERREMOTO aí vai ser uma bagunça geral, tanto os MORADORES quanto as CASAS deverão se desmanchar por completo e formarem novas CASAS e novos MORADORES . Aquela pessoa que sobrar três vezes deverá pagar um mico pré determinado ou não .
Possíveis questionamentos:
- Vocês se concentraram para entendimento da dinâmica ?
- Houve algum tipo de vantagem ou combinação, tipo panelinha, para que o amigo mais próximo não sobrasse ?
- Houve respeito na hora da explicação da dinâmica ?
- Alguém se preocupou de incentivar os mais tímidos a participarem da dinâmica ?