segunda-feira, 30 de julho de 2012

ESQUISITICES

Estímulo: Conversar com os alunos perguntando se eles já acordaram algum dia se achando muito esquisitos, fazendo coisas estranhas, que pareciam fora do comum. Pedir que se lembrem de algum dia e contem para a turma. A professora deve contar alguma coisa esquisita que tenha acontecido com ela. Deve ser algo engraçado. Desenvolvimento: Dar aos alunos cópias do texto “Esquisitices”, de Sérgio Caparelli: Esquisitices Eu hoje acordei Muito esquisito. Já comi o pé da mesa E bebi café com mosquito, Fui à praia e no mar, Pesquei um peixe frito. Eu hoje acordei Muito esquisito. Dei bom-dia pra cavalo E relinchei pro cabrito, Me pendurei no varal: Logo que estiver seco, grito! Eu hoje acordei Muito esquisito. Cuspi fogo na toalha E engoli um periquito Eu tô que tô: eu, hoje, Muito esquisito! Ler em voz alta para a turma. Fazer novamente a leitura em voz alta, pausadamente, pedindo que os alunos acompanhem em suas cópias e repetindo em voz alta. Produção de texto: Os alunos deverão criar uma estrofe inventando algum fato esquisito e repetindo o refrão: “Eu hoje acordei muito esquisito”. Fechamento: Cada aluno deverá ler a sua estrofe para a turma. Após a leitura, todos juntarão suas estrofes formando um texto só. O professor escreverá no quadro a poesia criada pelos alunos. Na aula seguinte, poderá levar o texto digitado e distribuir as cópias aos alunos.

Balão de fala