terça-feira, 5 de junho de 2012

Formas diferentes de escrever

Professor discuta com os alunos a forma de escrever cada manchete abaixo destacada e verifique o sentido de cada uma. Ao final, é importante que eles percebam que a maneira de escrever é diferente, mas o sentido do que está sendo dito é o mesmo.
Exemplo:
Descanse em paz Micheael.
Michael Jackson morre aos 50.
O rei está morto.
Morre Michael Jackson.
Para desenvolver a atividade de atribuir sentido ao texto (manchete) você solicita que os alunos desenvolvam as seguintes ações:
Após distribuição de fotos das manchetes
Observar as fotos das  manchetes;
Ler o que diz cada manchete
Dizer de que trata cada manchete
.

Notícias boas e notícias ruins

O trabalho começa com o meu questionamento de quem lê jornal. Os alunos respondem
que lêem só pra ver o horóscopo, passa tempo...
Distribuo o jornal e proponho que leiam as notícias e agrupem em notícias boas na folha de papel rosa e notícias ruins na folha azul.
Elabore um debate a partir dessas notícias,ou escolha uma através de votação e faça um debate
Proponha aos alunos que elaborem uma avaliação sobre o debate

Atividades em grupo utilizando jornal

Nas aulas de análise da estrutura do texto jornalístico, depois de trabalhar com alguns jornais e explorar os sentidos das manchetes, o professor pode propor uma situação engraçada que favoreça a compreensão do sentido da manchete e de sua relação com o texto.
Para começar, proponha a atividade de escrita em grupo. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em uma folha, cada aluno escreve o nome do personagem da notícia, evitando que seus companheiros leiam. Para isso, solicite que dobrem o espaço escrito da folha. Em seguida, devem passá-la ao colega do lado.
Peça-lhes que, adotando a mesma estratégia, escrevam:
um verbo para indicar o acontecimento;
o local em que o acontecimento se desenvolveu;
o momento do fato.
Ao terminar a rodada, cada grupo terá quatro manchetes que serão lidas e uma eleita para socializar para classe. Um exemplo: 
DONA DE CASA RONCA NO CONSULTÓRIO DO DENTISTA À MEIA-NOITE
Essa dinâmica divertida dinamiza a aula, motiva os alunos e favorece a percepção de que a manchete é importante para despertar o interesse e a curiosidade do leitor. Finalmente, o grupo deverá criar um texto que explique o acontecimento da manchete escolhida.

Trabalhando com jornal

Jornal
O objetivo dessa atividade é exercitar a escrita e estimular a imaginação dos alunos. Para fazer o seu desenvolvimento é necessário selecionar vários títulos de matérias e distribuir um título para cada educando.
1)Qual é a principal informação da notícia?
2)Utilizando o dicionário escreva as diferenças entre reportagem e notícia
3)De a sua opinião sobre o título que leu
4)Crie uma narrativa tomando o título que recebeu como ponto de partida.
5)Construir com os alunos um mural de notícias interessantes